TECIDO DE POLIÉSTER

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Olá!!

          Outro dia vi numa loja virtual uma camisa feminina de uma marca super famosa que estava à venda por R$ 498,00... até ai tudo bem, não é novidade para ninguém que quando uma marca fica famosa seu produto triplica de preço... o que me chamou mais a atenção foi o material de que era feita aquela camisa, ela era 100% (cem por cento!!!!) POLIÉSTER!!!

          Bom, eu não me arrisco explicar quimicamente (e etc, etc..) o que é poliéster, mas sei na prática que poliéster não absorve a transpiração, se tornando quente, e, por isso, é aquele material que quem transpira demais, quando põe a roupa, em menos de meia hora parece que não toma banho há séculos (eu! rs).

          Além de não transpirar, este tipo de material cria aquelas bolinhas quando em atrito com a própria roupa, geralmente nas axilas, ou em atrito com outras roupas ou bolsa... enfim! Dá bolinha!!!

          Resumindo a história, achei um AB-SUR-DO o preço da roupa pelo seu material! Pense o seguinte, você pode comprar tecidos 100% poliéster por R$ 10,00 (até menos...) o metro e fazer uma camisa igual (ou muito mais bonita!!) por uns R$ 50,00... acho que até exagerando no preço, pois aqui na minha cidade tem costureiras que cobram bem menos para fazer uma roupa...

       
  Ok! Agora voltaremos ao poliéster! Ele é criado artificialmente (não é natural como o algodão, o linho, a lã, a seda...) e é matéria prima também na fabricação de garrafas plásticas, filmes, canoas, tinta em pó, verniz, e etc (http://pt.wikipedia.org/wiki/Poli%C3%A9ster)...

          Os lados positivos do poliéster são que a roupa feita com seu tecido seca muito rápido, é resistente, e quase não amassa, mas em contrapartida além de não permitir a transpiração normal (dando aquele “cheirinho”!), temos que tomar o maior cuidado perto do calor extremo, principalmente na hora de passar, pois o tecido de poliéster queima super fácil!

          O artigo da Cris e da Fê do blog Oficina de Estilo (clique para ler o artigo), é SUPER interessante!!! O artigo fala sobre os tecidos sintéticos como o poliéster, seus prós e contras, e como identificar os componentes empregados na confecção dos tecidos vendidos por ai, e etc.... clica ai e dá uma lida rápida que é bem interessante e esclarecedor!!

Concluindo: será que vale a pena pagar R$ 498,00 em uma camisa 100% poliéster? E pela marca??? Não sou contra comprar roupas em poliéster ou outro material sintético. Tenho roupas sintéticas ou misturadas, e apesar de não gostar muito, é impossível fugir delas; além de que algumas modelagens só ficam legais com tecidos sintéticos (no seu caimento, beleza e etc), mas o tecido (e o modelo básico da peça em questão) não vale R$ 498,00!! Acho que nem (ou muito menos) pela marca!! Isso é abusar da ignorância (ou loucura) alheia!! É quase (se não totalmente) uma falta de respeito!!

Enfim, espero ter acrescentado alguma informação ou ideia boa com este post! E vamos ficar de olho no material empregado nas nossas roupas para não nos arrependermos depois, né?! ;)

Abraços e até o próximo assunto!!

6 comentários:

Amiga de Deus disse...

Gostei muito do seu texto!! Concordo com vc!!! Já comprei casacos que antes mesmo de lavá-los, apareceram as malditas bolinhas... Tem um casaquinho preto de moletom, eu quase não usei e parece que virou pijama, de tantas bolinhas... Consegui tirar, mas voltou tudo no mesmo dia...:/

Amiga de Deus disse...

Agora vou procurar saber se tem muito poliester kkkk

Unknown disse...

Qual melhor tecido p roupas no verão, vc sabe me dizer?
Abracos!

Unknown disse...

Qual melhor tecido p roupas no verão, vc sabe me dizer?
Abracos!

Unknown disse...

Os melhores tecidos para o verão, na minha opinião, são o algodão e o linho.

Unknown disse...

E pro frio, quais os melhores tecidos, gente? algodão? poliéster? outro?
obrigada!
Aline

Postar um comentário